Historial

FUNDAÇÃO

Em 1982 o Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela já estava organicamente constituído, no entanto somente por escritura pública realizada a 18 de Agosto de 1983 é instituído legalmente. Na base da sua criação esteve um grupo de pessoas que se dedicavam ao ensaio e representação de peças teatrais. Não havendo, em Telhadela, um local com as condições mínimas para levar ao palco as peças teatrais, optaram por criar uma associação com o objetivo de se construir um salão polivalente. Esta ideia há muito que foi concretizada. A construção de um pavilhão gimnodesportivo adjacente ao salão, é uma realidade na atualidade.

Publicação em Diário da República

TEATRO

O teatro amador é uma das bandeiras desta associação. É uma actividade  intrínseca aos habitantes do lugar e altamente valorizada por todos. Podemos dizer que é das actividades que está na génese do surgimento do GRCT. A peça “Mártir do Calvário” representada no início dos anos 90 do século XX, ainda hoje está na memória de muitos. Com um núcleo de teatro amador activo, todos os anos é estreada uma peça teatral que posteriormente visita outros palcos do distrito.

Uma das primeiras peças de teatro

MARCHAS

No final da década de 80 do século XX, pela mão do saudoso Sr. César Almeida e da sua esposa D. Helena, dá-se início às Marchas Populares de Telhadela, atividade lúdica de carácter sazonal que continua a ser alvo de grande apreço por parte dos habitantes locais. A sua qualidade cenográfica e coreográfica ultrapassou rapidamente as fronteiras do concelho, sendo comum surgirem convites para as Marchas de Telhadela se fazerem representar em algumas localidades do distrito de Aveiro.

Marchas populares

CARNAVAL

O carnaval também foi uma atividade em destaque, década de 90 do século XX. Sempre que havia desfile carnavalesco na vila de Albergaria-a-Velha, o qual então tinha grande projeção na região, o GRCT comparecia.

Carnaval em Albergaria-a-Velha

ATLETISMO

Durante largos anos, o atletismo foi um dos desportos em que o GRC de Telhadela mais se destacou a nível regional. Muitos foram os atletas provenientes de todos os lugares da freguesia, e não só, que representaram esta associação em provas por todo o país.

Primeiros atletas do GRC de Telhadela, senhoras incluídas

CULTURA

A cultura é um baluarte desta associação, como o seu nome indica. Alguns dos expoentes máximos do grupo nesta área, foi o lançamento dos livros “Telhadela – Perspectiva Histórica e Etnográfica” em 2009 e “Telhadela – Construção de uma Memória” em 2019. Uma viagem histórica pelos mais de 1000 anos desta aldeia.

Aspecto da apresentação do livro “Telhadela – Construção de uma Memória“, 2019

DESPORTOS MOTORIZADOS

O passeio motorizado “Terras do Caima” teve várias edições na primeira década do presente século. O evento era repartido em dois escalões, 4X4, motos e quads. As edições eram realizadas em separado e em espaço temporal diferente.

Terras do Caima” em acção

FITNESS E KARATÉ

Aulas periódicas de fitness, alargadas às várias variantes desta modalidade (zumba, jump, step, bokwa etc…) são uma realidade semanal. Anualmente organiza o Encontro de Fitness “Viva em Forma” O karaté foi outra disciplina em destaque.

Pormenor de uma edição do Viva em Forma

O futsal é a área desportiva em que os atletas de Telhadela se têm destacado nos últimos anos. Entre vários segundos lugares alcançados, destacamos a conquista do primeiro lugar em várias provas distritais.

Época 2007 – 2008, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro no escalão de Escolas

Época 2011 – 2012, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro no escalão de Juvenis

Época 2012 – 2013, venceu a Taça Distrital no escalão de Juniores

Época 2014 – conquistou o campeonato “Aveiro Kids Cup” em Traquinas

Época 2014 – 2015, vencedor da Taça Distrital no escalão de Juniores

Época 2013 –  2014, participou pela primeira com equipa sénior feminina no campeonato distrital

Época 2015 – 2016, participou pela 1ª vez no campeonato sénior masculino da 2ª divisão

Época 2018 – 2019, subiu pela 1ª vez ao campeonato sénior masculino da 1ª divisão

A construção de um pavilhão gimnodesportivo próprio concretizou-se em 2011